Dicas Úteis

Simples Nacional : Saiba o que é necessario para se registrar

12 de março de 2012   ·   Postado por   ·   Comentários desativados em

Simples Nacional : Saiba o que é necessario para se registrar

  ·   Categoria Dicas Úteis

O Simples Nacional é um regime tributário diferenciado, específico para micro e pequenas empresas (somente aquelas que tenham receita anual inferior ou igual a R$ 240.000,00) cujo objetivo é favorecer esses negócios e facilitar a cobrança de impostos. Essa tarifa foi batizada com esse nome justamente por reunir em apenas uma arrecadação os seguintes tributos:

-Imposto sobre a Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ)
-Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI)
-Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL)
-Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS)
-Contribuição para o PIS/Pasep
- Contribuição Patronal Previdenciária (CPP)
- Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e Sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS)
- Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS).

 O empresário interessado em se cadastrar no Simples Nacional deve acessar o Portal do Simples Nacional e seguir o seguinte caminho: opção “Contribuintes” e, na seqüência, “Simples Nacional”, clique na palavra “formulário”. É necessário ter em mãos uma declaração do imposto de renda pessoa física – DIRPF apresentada nos dois últimos anos pela pessoa responsável pela empresa. Mas fique atento! Inscrição no Simples Nacional só pode ser feita durante o mês de janeiro. Empresários que estão abrindo as portas de suas empresas podem se inscrever no programa até 180 dias após a inscrição no CNPJ. Caso esse prazo expire, a inscrição ficará para o próximo ano…. Quer saber mais sobre o Simples? Conheça a Cartilha online do Simples Nacional e consulte o portal com perguntas e respostas.

Fonte

© 2017 - Dividata Processamento de Dados - Todos os direitos reservados.